Formação da Campanha da Fraternidade 2014

11/11/2013 14:42

Dia 10 de novembro, (domingo), as cinco dioceses que compõe a sub-região de Aparecida estiveram reunidas no Seminário Diocesano de Lorena para a formação da próxima Campanha da Fraternidade. Tema: Fraternidade e tráfico humano. O lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

O encontro contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, das dioceses que compõe a nossa província. Um momento de formação, mas também de partilhas entre os vários coordenadores e animadores da campanha.

O tráfico humano é uma das realidades sociais mais graves na nossa sociedade. Um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, pois, além de cercear a liberdade, atenda contra a sacralidade da vida humana. Jamais alguém pode ser produto de comercialização.

Dentre os vários modos, existe o tráfico para o serviço escravo, prostituição, adoção ilegal de crianças e extração de órgãos, entre outros. Infelizmente, nenhum país está livre dessa chaga, seja ele como ponto de destino ou de origem das pessoas traficadas.

A formação, conduzida pelo padre José Adalberto Vanzella, priorizou a apresentação do texto base, pois é ele que norteia toda a reflexão sobre a temática debatida. Assim, o convite da campanha é para que todos os batizados, conscientes da sua vocação batismal, sejam promotores da vida, denunciando tudo àquilo que atenta contra a dignidade da pessoa, pois “foi para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Texto: Semimarista Cipriano Alexandre Oliveira

(4º ano de Teologia - Diocesano de Taubaté)